História
O primeiro registro escrito do uso de amêndoas brancas é de 1930 em Boccaccio “Decameron”. De acordo com a Wikipédia, o uso em casamentos e outros banquetes importantes tornaram-se cada vez mais difundidos após essa época. Fábricas para sua produção surgiram entre o final de 1700 e início de 1800.
Tradição das 5 amêndoas confeitadas.
Segundo a tradição, as amêndoas simbolizam os votos que os convidados desejam aos noivos. Frequentemente são entregues a cada convidado cinco amêndoas confeitadas. Cada amêndoa representa um voto ao casal. Os votos tradicionais são:
Felicidade, Fertilidade, Longevidade, Riqueza e Saúde.
Outros votos podem ser adicionados, tais como: prosperidade, amizade, amor, paz, etc. Cada amêndoa branca irá simbolizar um voto. Outra opção interessante é colocar duas amêndoas de destaque no meio das amêndoas brancas. Por exemplo: Você pode colocar duas amêndoas confeitadas douradas no meio das amêndoas brancas representando o casal cercado de todos os outros votos. Use sua criatividade e monte um belo arranjo!
Confetes, Koufetas, etc.
As amêndoas confeitadas brancas são conhecidas por diversos nomes. Os italianos chamam as amêndoas confeitadas de “confetti“. Já os gregos a chamam de “koufeta“. Na tradição grega, se uma convidada coloca o pacote de amêndoas debaixo do travesseiro, ela sonhará com o homem com que vai se casar. As amêndoas confeitadas também são populares no Oriente Médio, onde são consideradas um afrodisíaco.
![]() |
Lembrança de Amêndoas Confeitadas Coloridas da Bodas de Ouro da Márcia e José. Foram colocadas no carro de cada um dos convidados da festa com uma mensagem de agradecimento. |
Sendo assim: "o significado no uso das amêndoas confeitadas como símbolo do matrimônio: seu sabor agridoce (amargo + doce). A vida, representada pela amêndoa amarga, é coberta por um revestimento doce que compensa a amargura com a doçura do casamento. Em geral, elas são distribuídas em números ímpares em um casamento, porque isso representa o vínculo indivisível do casal e vida compartilhada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário